5 motivos para parar de usar canudinhos plásticos em 2019

No suco, no coco verde da praia, no milk-shake, nas bebidas em lata… Você já parou para pensar em quantos canudinhos de plástico consumiu até hoje? Esses pequenos itens são bastante comuns no dia a dia e, por mais inofensivos que possam parecer, causam um grande problema ao meio ambiente.

Entenda, neste post, por que a melhor escolha é mudar seus hábitos e abrir mão do canudinho de plástico em 2019:

1 O plástico pode permanecer no meio ambiente por pelo menos 450 anos

Os canudinhos de plástico não são biodegradáveis e, por isso, levam pelo menos 450 anos para se decompor no meio ambiente.

Para se ter uma ideia, o plástico é derivado do petróleo e não se destrói, apenas se deteriora até ficar microscópico. Mesmo quando queimado, esse material gera emissões nocivas de dioxina, que fazem mal para a saúde dos seres humanos e para o ecossistema.

2 Alguns canudos plásticos podem ser tóxicos

Seja durante o processo de sua fabricação ou armazenamento, o canudinho pode ter contato com substâncias tóxicas e cancerígenas. Isso, somado ao fato de ser levado à boca, aumenta o risco de contaminação do organismo, como é o caso de infecções alimentares.

3 Em breve haverá mais plástico do que peixe nos oceanos

Um estudo divulgado pelo Fórum Econômico Mundial de Davos apontou que até o ano de 2050 existirão no oceano mais pedaços de plástico do que peixes. Também de acordo com o Fórum, as águas estão poluídas por 150 milhões de toneladas métricas de plásticos. Daí a importância de frear o consumo desse material responsável por danos ao equilíbrio da vida marinha.

4 Animais marinhos acabam ingerindo o plástico descartado

E por falar em vida marinha, muitas vezes os canudinhos acabam indo parar no oceano e são confundidos com comida. Todos os anos, baleias, tartarugas e peixes engolem esses pequenos pedaços de plástico e sofrem com os efeitos deles – que podem causar contaminação, deformação e até a morte dos animais.

O problema fica ainda maior quando as espécies intoxicadas pelo plástico são consumidas por outros peixes ou até mesmo pelo ser humano.

5 Você utiliza o canudinho plástico apenas uma vez e descarta em seguida

Em média, a vida útil de um canudo dura 10 minutos, que é o tempo necessário para uma pessoa terminar sua bebida. Depois disso, ele é descartado e fica no meio ambiente por centenas de anos.

O mercado já disponibiliza várias alternativas que substituem o canudinho de plástico por opções mais sustentáveis e reutilizáveis, como os canudos de aço inox, bambu, silicone, papel e vidro tratado.

Agora que você já sabe por que é tão importante adequar os hábitos de consumo para um planeta mais saudável, que tal dividir essas informações com seus amigos nas redes sociais? Compartilhe este post e ajude a reduzir a quantidade de plástico na rotina e nos oceanos!

 

Fontes:

https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2018/03/estudo-afirma-que-poluicao-de-plastico-nos-oceanos-triplicara-ate-2025.html

https://www.bbc.com/portuguese/geral-44419803

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/02/canudinho-e-o-mais-efemero-dos-descartaveis-poluidores.shtml

https://www.buzzfeed.com/br/gretaalvarez/motivos-parar-usar-canudinho-plastico-descartavel