Dia C 2018: cooperativas unidas para um mundo melhor

Dia C 2018: cooperativas unidas para um mundo melhor

Atitude Simples Mudam o Mundo”. Com esse lema o Dia de Cooperar (Dia C) segue em mais um ano mobilizando cooperativas em todo país em prol do desenvolvimento sustentável. Em nove anos de existência, a data já conta com a participação de mais de 1.500 cooperativas, que, ao todo, somam 120 mil voluntários em 1.081 municípios brasileiros. As inscrições para participar se iniciaram em fevereiro, e o Dia C será comemorado, excepcionalmente, no dia 30 de junho em virtude da Copa do Mundo.

O evento é apresentado aos cooperados por meio de um evento de lançamento que ocorre todos os anos em cada estado. A partir daí todos que têm interesse em participar do movimento conhecem a campanha e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estipulados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para aumentar atividades de erradicação da pobreza, proteção do planeta e garantia do alcance da paz e da prosperidade até 2030.

A gerente de Desenvolvimento Social das Cooperativas do Sistema OCB, Geâne Ferreira, fala sobre os prazos de inscrição para a ação. “As cooperativas podem se cadastrar ao longo do ano. Elas devem apenas averiguar junto à sua unidade estadual se, no estado, há alguma data limite para o envio do material da campanha. Já para a execução da iniciativa, é necessário planejamento, ver a necessidade da comunidade e, também, avaliar como a cooperativa pode ajudar a coletividade”, diz.

De acordo com ela, também é válido destacar que a celebração de parcerias é uma ótima opção, pois pode assegurar uma abrangência ainda maior à iniciativa. “A diversidade sempre é rica. Cada um tem uma experiência de vida e um talento e, unindo forças, só temos a ganhar. Dentro da cooperativa, isso não poderia ser diferente. Quando todos os setores são envolvidos, o trabalho fica mais fácil e rico e, com isso, todos ganham. Ajudando a construir um mundo melhor, cada um se torna uma pessoa melhor para o mundo também”, finaliza.

Inscrição

As inscrições para o Dia de Cooperar 2018 são feitas online preenchendo o cadastro disponível no site www.diac.somoscooperativismo.coop.br. As cooperativas já podem inscrever suas iniciativas, individualmente ou em conjunto. Para saber mais sobre a campanha, assista ao vídeo oficial: goo.gl/SsBPnn.

Para saber como a sua cooperativa pode participar procure com o suporte da equipe local da Sescoop, presente em todos os estados: www.ocb.org.br/sescoop